Um evento organizado pelo NAERA da UTAD

Dançar com a Diferença


ver aqui o CARTAZ

 

O Núcleo de Alunos de Eng.ª de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pretende levar a cabo uma actividade lúdica e de sensibilização que consistirá num evento/workshop de dança a realizar no Dolce Vita Douro em Vila Real, na tarde do dia 13 de Maio de 2009, que se intitula "Dançar com a Diferença".

A actividade passa por demonstrar à sociedade civil que qualquer pessoa é capaz de superar as barreiras que se lhe colocam, sejam elas de que tipo forem, sendo visível aos olhos de todos que um cego, um tetraplégico ou um surdo conseguem de igual forma apreciar e viver um momento único dançando, exprimindo e libertando todos os seus sentidos. Nesse sentido, a dança funcionará como uma forma de expressão artística coordenada, onde se expressam todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, através dos movimentos. O objectivo principal foca-se na perspectiva de demonstrar à sociedade que este curso não se resume apenas à componente tecnológica, mas também presta grande ênfase à vertente humana e das relações interpessoais no combate às desigualdades.

Por fim, vimos por este meio convidar-vos para participarem neste evento inédito. Achamos que será uma actividade inigualável no campo de sensibilização, por isso, contamos com a vossa presença, deixando aqui o nosso maior agradecimento a todas as pessoas que quiserem participar. A todos os arrojados, será entregue um certificado de participação.

Contamos com a vossa presença!

DANÇAR COM A DIFERENÇA
Utilizando a dança, e o ensino da dança tradicionais a todos os que nestes workshops queiram participar, gostaríamos de demonstrar que é possível a concepção de espaços comuns a todas as deficiências e não deficiências, com semelhante compreensão e participação activa, pretende-se mostrar como se podem ultrapassar pequenas limitações impostas pela própria sociedade e não pela deficiência em si.

Data: 13 de Maio de 2009
Programa:

Estão previstos 4 workshops de danças tradicionais (aproximadamente 60 minutos cada):

14h00 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa Surda)
Mais do que a presença de um tradutor de língua gestual que irá traduzir toda a aula para as pessoas surdas que estiverem presentes, este workshop permitirá, a quem quiser passar pela experiência, a utilização de "handicaps auditivos temporários" que serão distribuídos no início do Workshop.
 
15h30 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa Cega)
Vão ser distribuídas vendas a todos os que queiram participar no workshop de olhos vendados. As adaptações do ensino da dança passam por indicações e
orientações orais ao invés dos habituais métodos demonstrativos. A experimentar, a imitação de gestos e passos descritos, e a dançar danças que nos são tão conhecidas e podem ser tão diferentes de olhos fechados.

17h00 - danças tradicionais (Adaptada à Pessoa em Cadeira de Rodas)
A deficiência motora é normalmente representada pelo elemento simbólico da cadeira de rodas, e é através da utilização das danças de pares e de grupos,
e do jogo em torno da utilização deste elemento tão representativo destas deficiências que irá ser desenvolvido este workshop.

19h00 - danças tradicionais para todos. pequeno baile final..
Mais do que um workshop final, é a possibilidade de dançar e criar um pequeno espaço bailante onde se poderá dançar mais livremente as danças que foram ensinadas durante a tarde nos workshops. Para alem disso vão se ouvir também danças bastante familiares e comuns nos repertórios dos bailes das danças tradicionais: valsas, chapeloises, viras, malhão, círculos, entre outras..

(todos os workshops terão um apoio com um Intérprete de Língua Gestual Portuguesa)

Na expectativa de que esta solicitação mereça de V.Exa a melhor atenção, subscrevo-me com elevada consideração,

David Fonseca
Presidente da Direcção do NAERA

Contacto: naera@utad.pt
www.utad.pt/~naera
SMS 936287573

? 2003 - 2020 Associa??o de Surdos do Porto