ASPorto instala Centro de Integração Profissional


O Espaço visa, entre outros, a inserção sócio-profissional dos deficientes auditivos

Isabel Forte - JN 11/12/2003


É um espaço pequenino, "mas é aqui que vai desenvolver-se uma enorme actividade". Armando Baltazar, presidente da Associação de Surdos do Porto, mostrava-se sorridente com a abertura, oficial, do Centro de Integração Profissional para Surdos, no Bairro Monte da Bela.

Tanto mais que foi abençoado pelo Bispo do Porto: "Damos a bênção a esta Instituição, não com a finalidade de transformar este espaço num local sagrado, mas como prece a Deus para que aqui se cumpram os propósitos desejados", disse D. Armindo.

Nem mais, adiantava o Governador Civil, Manuel Moreira: "É com enorme satisfação que vemos mais uma iniciativa louvável, no sentido de integrar os cidadãos com deficiência".

O novo espaço, cedido pela autarquia portuense, pretende, a partir de agora, albergar uma série de actividades. Que vão ser desenvolvidas em parceria com a Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas do Porto, designadamente apoio escolar e social e cursos de Língua Gestual e de Internet para deficientes auditivos.

Nas instalações vai passar a funcionar, ainda, um Centro de Desporto para a Juventude Surda e Um Centro de Convívio para a Terceira Idade.

Mas o mais importante, salientou Armando Baltazar, vai ser o Centro de Integração Profissional. Um serviço que pretende apoiar Jovens Surdos à procura do primeiro emprego e Adultos Surdos desempregados.



? 2003 - 2020 Associa??o de Surdos do Porto